sábado, 04 de junho de 2022 - 08:10h - 15052
Covid-19: Governo orienta aplicação da 4ª dose da vacina em profissionais da saúde e pessoas com mais de 50 anos
Medida segue orientação do Ministério da Saúde, após tendência de aumento de casos da doença e de internações no país. 
Por: Rafaela Bittencourt
Foto: Arquivo/ Secom
Determinação foi publicada nesta sexta-feira, 3.

O Governo do Amapá passa a orientar os municípios sobre a aplicação da quarta dose (2° reforço) de vacina contra a covid-19 em profissionais da saúde e público geral com mais de 50 anos.

A medida segue as notas técnicas n°37/2022 e nº36/2022 emitidas pelo Ministério da Saúde na sexta-feira, 3, com orientações para imunização destes públicos. O 2º reforço deve ser feito quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário, independente do imunizante.

Nesta dose, ambos os públicos deverão receber, preferencialmente, vacinas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, de acordo com o estoque de cada município.

Para pessoas com 50 anos ou mais, a recomendação é ofertar o segundo reforço de forma gradual, iniciando pelas faixas etárias mais avançadas.

“A orientação do Ministério da Saúde é que sejam atendidos os públicos mais velhos primeiro, ou seja, pessoas com 90 anos, depois 80 a 89, e assim por diante, como fizemos no início da campanha de vacinação”, explica a coordenadora de Imunização do Amapá, Angélica Oliveira.

A dose de reforço e o segundo reforço têm se mostrado eficazes após o esquema primário de vacinação; Para o público geral, foi percebido um aumento cinco vezes no número de anticorpos produzidos após a aplicação do reforço.

As doses são recomendadas após dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontarem uma tendência de aumento de casos de Covid-19 em todas as regiões do país. A tendência reflete no Amapá, onde o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde aponta leve crescimento de casos e internações. 

LEIA MAIS: Refletindo cenário do país, Amapá volta a registrar aumento de casos de covid-19

As vacinas deverão ser aplicadas de acordo com a disponibilidade de estoque e estratégias de cada município.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá